Flora
Aqui no parque natural da Serra dos Candeeiros, pode-se encontrar cerca de seiscentas espécies diferentes, cerca de um quinto existente em Portugal. Algumas não se conseguindo encontrar em qualquer outro lugar
O alecrim (Rosmarinus officinalis), este arbusto e comum na região do Mediterrâneo , encontra-se entre 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos calcários. Devido ao seu aroma característico, os romanos chamava-o,” rosmarinus”, que em latim significa orvalho do mar.
Azinheira, encontra-se especialmente no Mediterrânea e no Norte África, a sua madeira é dura e resistente, sendo utilizada, desde a antiguidade até os dias actuais na construção barris para envelhecimento de vinhos. Ainda hoje, sua madeira também é utilizada como lenha e na fabricação de carvão, que continua sendo importante fonte de combustível doméstico em muitas regiões Ibéricas.
Cultivam-se nomeadamente pelos seus frutos, as bolotas. Os frutos também apresentam propriedades desinfectantes e, fervidos, são popularmente utilizados no tratamento de pequenas infecções.
Autor
Pedro Alexandre
O Chá
A origem do chá em Portugal remonta ao Sec. XVII, trazido pelos exploradores portugueses nas suas viagens ao oriente, implantando esta tradição em Portugal.Cultivo em Portugal
Portugal teve duas primazias em relação à introdução do chá na Europa. A da introdução do consumo de chá e a introdução, em 1750, do cultivo do chá. Foram produzidos, na Ilha de São Miguel em zonas de micro-clima como Porto Formoso e Capelas, 10 kg de chá preto e 8 kg de chá verde. No entanto seria só um século depois que, com a chegada de mão de obra especializada, a produção se tornaria consequente, passando a haver uma aposta na industrialização do processamento após a coleta das folhas.
Ressaltar que atualmente o chá produzido nos Açores, sob as marcas Gorreana e Porto Formoso, é considerado um chá biológico, o que em muitos mercados provoca uma ideia de novidade que não é atual. O processamento deste, desde o cuidado dos arbustos até à colheita, é o mesmo há 250 anos. Este chá tem praticamente toda a sua produção dividida entre a região dos Açores, a comunidade da ilha na diáspora e o Reino Unido.
Designação: ALECRIM
Propriedades medicinais:Indicado em casos de esgotamento cerebral, excesso de trabalho e depressão ligeira.
Usado na atonia estomacal, falta de apetite e nos distúrbios intestinais, má digestão, azia.
Asma, coqueluche, gripe, fraqueza e depressão.
Externamente é indicada para dores reumáticas, contusões, entorses, articulações doloridas, feridas, aftas, eczema.
Designação: ALCACHOFRA
Propriedades medicinais:Indicado em casos de colesterol, diabetes, fígado.
Designação: ALOE VERA
Propriedades medicinais: O gel de Aloe vera é utilizado principalmente para tratar de problemas de pele como queimaduras(pelo sol ou por exposição ao fogo), para cicatrização de feridas, como tratamento para problemas causados pela pele seca, como eczemas.
Designação: ALFAZEMA
Propriedades medicinais:Poderoso anticéptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, anti-depressiva, sedativa e analgésica. É ainda desonrante, purificante e óptimo repelente de insectos
Designação: AROEIRA
Propriedades medicinais:Empregada nas doenças de vias urinárias, como cistite. Nas bronquites, gripes e resfriados, combate a febre e secreções.
Designação: CAVALINHA
Propriedades medicinais:A CAVALHINHA, adstringente e diurético, auxilia no tratamento da gonorreia, diarreia, infecções de rins e bexiga. Estimula a consolidação de fracturas ósseas, agindo sobre as fibras elásticas das artérias. Em casos de inflamação e inchaço da prostata, acelera o metabolismo cutâneo, estimulando a cicatrização e aumentando a elasticidade de peles secas. É indicada ainda para o combate de hemorregias e úlceras
Designação: CARQUEJA |
Designação: EUCALIPTO
Propriedades medicinais:Este medicamento natural é utilizado para combater a asma, aliviar afecções brônquicas, tosse, constipações, rinite e sinusite, aliviar a dor de cabeça e descongestionar as vias nasais. Pode ser útil também no tratamento de dores musculares, reumatismo, infecções urinárias e feridas.
Designação: ERVA CIDREIRA
Propriedades medicinais: É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar oDesignação: FREIXO
Propriedades medicinais:
As folhas podem ser utilizadas em forma de chá diurético, pode combater os sintomas da gota e do reumatismo, assim como auxiliar nos problemas de obstipação e regular o colesterol. A casca é utilizada para combater a febre e pode auxiliar na cicatrização de feridas.
Designação: HIPERICÃO
Propriedades medicinais: As propriedades medicinais desta planta são imensas, sendo muito utilizada no tratamento de perturbações nervosas, insónias e depressões.
Designação: LOURO Propriedades medicinais: Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago
|
Designação: TÍLIA
Propriedades medicinais: O chá de TÍLIA alivia dores de cabeça, enxaqueca e tensões nervosas. É um descongestionante e relaxante também indicado em casos de febres.
Designação: URTIGA
Propriedades medicinais: De acção depurativa, a urtiga é revitalizante, hipoglicemiante e tónico capilar. Melhora a circulação sanguínea. Pode provocar irritações na pele ao contacto.
Designação: MARCELA
Propriedades medicinais: Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais, e tem como sua função Antiflamatório e serve como analgésico.
Designação: ERVA-CIDREIRA
Propriedades medicinais: A erva-cidreira tem como sua função sedativa e calmante, resfriados com febre, stress, problemas gastrointestinais, insónias.Na medicina tradicional também se acredita que esfregando as folhas pelo corpo pode ajudar afastar os mosquitos.
Autor
Cristina,Paulo, Rosa,Elisa
Autor
Cristina,Paulo, Rosa,Elisa