Gastronomia


 O frango na púcara é uma receita típica da região de Alcobaça,.Fiz esta receita  em casa dos meus pais. Foram eles que forneceram o belo frango de campo, que usámos (bem como outros ingredientes - batatas, alhos, cebolas, tomates, o louro, a malagueta e a massa de pimentão! 

Ingredientes:
1 frango do campo cortado em pedaços2 cebolas médias picadas grosseiramente2 tomates bem maduros aos cubos8 a 10 dentes de alhos picados3 folhas de louro2 cenouras em rodelas1 malagueta azeite q.b.1 colher de chá de cravinho em pó1 cálice de vinho do porto2 colheres de sopa de aguardente vinho branco q.b.1 colher de sopa de massa de pimentão3 colheres de sopa bem cheias de mostarda200gr de presunto aos cubos200gr de bacon aos cubos Preparação:

Desta vez optámos por deixar o frango a marinar com todos os ingredientes, à excepção dos tomates, cenoura e cebola, de véspera.
Aviso-vos desde já que este prato é bastante demorado a preparar. Se quiserem almoçar cedo, devem começar a cozinhar pelas 10h30 da manhã! (isto se for frango de campo, porque com frango de aviário, como é muito mais tenro, podem levar ao forno mais cedo).
Ora bem... logo cedinho levem o frango a cozinhar num tacho grande, mexendo de vez em quando. Quando a carne começar a "encolher" nos ossos, podem passar a carne - sem molho - para a púcara. Quando estiver toda na púcara triturem muito bem os ingredientes do molho. Só agora reguem o frango.
Levem a púcara - sem tampa! - ao forno ligado bem quente (cerca de 250º), para deixar tostar. De vez em quando retirem a púcara e mexam o preparado para que toste uniformemente.

De notar que o processo todo levou cerca de duas horas e meia, sendo uma hora e meia no forno.
Mas vão ver que vale a pena o tempo de espera!
Acompanhem com batata frita  - das caseiras! Se podem esperar pelo frango estão completamente proibidos de usar batatas pré-congeladas! 

Autor 
Ilda Rodrigues