Serra sempre viva






Poço Soão, nascente rio Alcoa
        
                 Freguesia  Prazeres de Aljubarrota 

É nesta freguesia que nasce o rio Alcoa, num local que da pelo seu nome Poço Soão na localidade de Chiqueda. Desta nascente é feito o abastecimento de água potável a parte do Concelho de Alcobaça, é fundamental a sua preservação para que no futuro a água não deixe de correr nas nossas torneiras.



Curso rio Alcoa
Para contribuir na melhoria da qualidade da água no futuro é necessário que as nossas autarquias façam o saneamento básico, para evitar que se contaminem os solos e assim contribuir para que as gerações vindouras, tenham melhor qualidade de vida. 
Moagem do Armindo
Antigamente usava-se a força das aguas Mara a moagem de cereais (trigo e milho) e dai obter farinha. Essa moagem era feita através de moinhos como podemos ver na imagem anterior. Dos dias de hoje, este moinho serve como local de visitas, principalmente a estudantes.
 Autor       
São Luis, Emídio
  
     No passado, o que à partida poderia parecer uma desvantagem, não é… Pois o  homem soube retirar os seus dividendos. Para as populações serranas essa energia era de uma importância vital, como por exemplo, para os  moinhos  poderem mover a mó que moi o milho e o trigo, para poder fazer a farinha que é usada para fazer o pão de milho ou trigo.   

                                                                                                                                                          

 O futuro, a serra está em mudança e assim tem vindo acolher novos projectos. Um dos mais ambiciosos, é a implantação de parques de   geradores eólicos,  pois a energia é algo de estrema importância nos dias de hoje.Esta  energia produzida neste e outros parques, é uma energia verde, com pequenos custos ambientais que  também reduz a nossa dependência do exterior.

Autor
Pedro Alexandre


Sem comentários:

Enviar um comentário